"Eu sou o cliente que não volta"
Fui recentemente a um restaurante aqui em Abrantes. Tinham recomendado, quis
experimentar. Posta de bacalhau de 600g, um aspecto fantástico, batata assada a
acompanhar, pimento e cebola por cima. Tudo suculento. Excelente para quem tem
problemas de hipertensão, zero sal.
Ao referir o facto no final, o sorriso transformou-se.
Depois de ver a conta e reclamar 1,50€ em excesso das azeitonas em que não
tocámos, nunca mais se viu um esgar parecido com o sorriso, mostrando
inclusivamente má vontade na alteração da conta. E de repente lembrei deste
texto que li no Facebook algures...
Anos atrás, Sam Walton, fundador da maior rede de retalho do
mundo, a WalMart, abriu um programa de treino para os seus funcionários, com
muita sabedoria. Quando todos esperavam uma palestra sobre vendas e
atendimento, ele começou com as seguintes palavras:
"Eu sou o homem que vai a um restaurante, senta-se à
mesa e espera pacientemente, enquanto o garçom faz tudo, menos anotar meu
pedido.
Eu sou o homem que vai a uma loja e espera calado, enquanto
os vendedores terminam suas conversas particulares.
Eu sou o homem que entra num posto de gasolina e nunca usa a
buzina, mas espera pacientemente que o empregado termine a leitura do seu
jornal.
Eu sou o homem que explica sua desesperada urgência por uma
peça, mas não reclama que a recebe somente após três semanas de espera.
Eu sou o homem que, quando entra num estabelecimento
comercial, parece estar pedindo um favor, implorando por um sorriso ou
esperando apenas ser notado.
Você deve estar pensando que eu sou uma pessoa quieta,
paciente, do tipo que nunca cria problemas...
Engana-se.
Sabe quem eu sou?
Eu sou o cliente que nunca mais volta!
Divirto-me a ver milhões gastos todos os anos em anúncios
para me convencer a voltar à sua empresa, quando tudo o que deveriam ter feito
na minha primeira visita era apenas uma pequena gentileza, simples e barata:
tratar-me com um pouco mais de cortesia.
Só existe um chefe: o CLIENTE. E ele pode demitir todas as
pessoas da empresa, do presidente ao faxineiro, simplesmente levando o seu
dinheiro para gastar noutro lugar.”
[Texto extraído da net]
Nota: Tenho o hábito de fotografar os pratos e identificar o
restaurante quando gosto. Se o prato está menos bom mas a simpatia é 5*, volto
a tentar. Não é, definitivamente, o caso.
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