"Eu sou o cliente que não volta"

Fui recentemente a um restaurante aqui em Abrantes. Tinham recomendado, quis experimentar. Posta de bacalhau de 600g, um aspecto fantástico, batata assada a acompanhar, pimento e cebola por cima. Tudo suculento. Excelente para quem tem problemas de hipertensão, zero sal.

Ao referir o facto no final, o sorriso transformou-se. Depois de ver a conta e reclamar 1,50€ em excesso das azeitonas em que não tocámos, nunca mais se viu um esgar parecido com o sorriso, mostrando inclusivamente má vontade na alteração da conta. E de repente lembrei deste texto que li no Facebook algures...

Anos atrás, Sam Walton, fundador da maior rede de retalho do mundo, a WalMart, abriu um programa de treino para os seus funcionários, com muita sabedoria. Quando todos esperavam uma palestra sobre vendas e atendimento, ele começou com as seguintes palavras:

"Eu sou o homem que vai a um restaurante, senta-se à mesa e espera pacientemente, enquanto o garçom faz tudo, menos anotar meu pedido.
Eu sou o homem que vai a uma loja e espera calado, enquanto os vendedores terminam suas conversas particulares.
Eu sou o homem que entra num posto de gasolina e nunca usa a buzina, mas espera pacientemente que o empregado termine a leitura do seu jornal.
Eu sou o homem que explica sua desesperada urgência por uma peça, mas não reclama que a recebe somente após três semanas de espera.
Eu sou o homem que, quando entra num estabelecimento comercial, parece estar pedindo um favor, implorando por um sorriso ou esperando apenas ser notado.
Você deve estar pensando que eu sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria problemas...
Engana-se.
Sabe quem eu sou?
Eu sou o cliente que nunca mais volta!
Divirto-me a ver milhões gastos todos os anos em anúncios para me convencer a voltar à sua empresa, quando tudo o que deveriam ter feito na minha primeira visita era apenas uma pequena gentileza, simples e barata: tratar-me com um pouco mais de cortesia.
Só existe um chefe: o CLIENTE. E ele pode demitir todas as pessoas da empresa, do presidente ao faxineiro, simplesmente levando o seu dinheiro para gastar noutro lugar.”

[Texto extraído da net]

Nota: Tenho o hábito de fotografar os pratos e identificar o restaurante quando gosto. Se o prato está menos bom mas a simpatia é 5*, volto a tentar. Não é, definitivamente, o caso.
 



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