Diários da República - 1988 VS 2019

Bordallo II
Em 1988, ano dos meus primeiros passos no mundo do trabalho, uma das minhas primeiríssimas funções foi organizar, catalogar e arquivar Diários da República. A sala de arquivo tinha daquelas estantes metálicas instaladas em carris, que deslizavam entalando os mais incautos. Hoje pergunto-me o que será feito daquele papel sacrificado em vão que nunca era consultado, numa sala dos fundos o lado da copa minúscula e das casas de banho.

Ficou-me na memória o som dos rodízios e no dedo o calo da máquina DYMO que usei para etiquetar as pastas... “D.R. Série I – 01.01.1980 a 15.01.1980”... “D.R. Série II – Parte A – de 01.02.1982 a 07.02.1982” ... and so on and so on

A prova de que tudo o que fazemos se torna útil algum dia é que apesar de na altura achar que como era novata, aquilo era puro trabalho de “sapa”, mas até fiquei a perceber da coisa, e o mais curioso a gostar... há coisas do caraças...

---

Em 15 de março de 2018 foi aprovada a primeira fase do Revoga+ que eliminou cerca de 2.300 decretos-leis do período de 1975 a 1980. A imagem do momento era uma obra do artista plástico Bordallo II que criou uma composição abstrata resultante da fusão das palavras "Futuro e Passado" e para a qual usou desde antigos exemplares do Diário da República a peças tecnológicas como computadores, teclados ou monitores.

Hoje, 14 de março de 2019, foi divulgado que serão revogados 1.168 decretos-leis, de entre o período de 1981 a 1985, que correspondem a 2.700 páginas, 14Kg e 810 metros de papel. 

Fonte: Jornal de Negócios online

Comentários