"Caril"... esse estranho facilinho

Caril de grão e tofu com arroz de jasmim
O Caril... amado por uns e odiado por outros, acho que não há meio termo. Eu gosto bastante e é um dos poucos pratos que mais vou repetindo no VAL, tendo em conta as variedades de proteína disponíveis, veganas ou não.

Achei que estava na altura de partilhar a receita. "O" caril é, por definição, uma especiaria indiana resultante de uma mistura de especiarias com milhentas variedades. Tem na sua composição essencialmente açafrão, gengibre e malagueta. Terá mil outras dependendo da zona da Índia onde tenha origem e, claro, da marca (se comprar feito). Podia divagar mas não é essa a finalidade aqui. Eu faço um mix - utilizo o caril feito mas faço uma pasta inicialmente para lhe poder dar um cunho pessoal e não ser só considerar o caril como "mais um tempero". São todos preparados com Jalpur, até agora a marca de que mais gostei.

A receita aqui apresentada destina-se a 2 pessoas e é uma versão vegana: grão com tofu.

Comecemos pelo Tofu - eu uso DAFLORI, meu fornecedor desde o início no VAL e, até agora, o que acho mais saboroso. Esta receita usa tofu natural, embora noutras receitas tenha usado a versão fumada e resulte também muito bem, será uma questão de gosto. Como já tinha uma embalagem de 1Kg aberta e tinha ainda 500g, separei 250g em cada caixa, cortei de formas diferentes, separei mas temperei tudo da mesma forma: uma pitada de sal, azeite, paprika fumada, curcuma e alho em pó.




Ingredientes:


Tofu DAFLORI (500g)
Tofu DAFLORI -250g em cubos para 'Caril de Tofu' + 250g em triângulos para 'Tofu espiritual'



Caril "Jalpur", 1 c.sopa, 250g Tofu Daflori em cubos, 1 lata pequena de grão de bico cozido (com o líquido), 1 tomate desidratado, 1 c.café harissa, 200 ml leite de côco

Outros ingredientes:
1 cebola
2/3 dentes de alho
150g tomate pelado
Azeite q.b.
Curcuma em pó 1 c.café
Sal q.b.

Confecção:
- Num tacho colocar o azeite, juntar a cebola e o alho picado para e refogar um pouco até a cebola estar transparente, sem alourar o alho;
- Juntar o tomate desidratado picado, a harissa e a curcuma. Não parar de mexer para não pegar;
- Assim que começar a escurecer um pouco juntar o tomate pelado;
- Retirar do lume e desfazer tudo com a varinha/multifunções, até ficar de novo uma pasta.
Pasta de caril, já com um pouco de leite de côco para facilitar a mistura
- Voltar a colocar ao lume, brando, e sem parar de mexer adicionar o leite de côco. 

- Adicionar o grão com o líquido da cozedura. Isto evita ter de adicionar água e ajuda ainda a engrossar o molho. Se não gostar do gosto aqui no cairl, reserve o líquido, tem milhentas utilidades [pesquisar ''aquafaba''] e adicione 80ml de água ou de bebida de côco.
- Deixar levantar fervura novamente, baixar o lume para o mínimo e adicionar o tofu, juntamente com o tempero, incluindo o líquido que possa ter ainda.
- Cinco minutos decorridos, corrigir o tempero a gosto, seja com sal, mais curcuma ou ainda uma pitada de picante para os mais afoitos. Feito!

Caril de grão e tofu com couve coração
Acompanhamentos: 
Embora o arroz seja a opção, diria, óbvia há tantas variedades de arroz e modos de o fazer que tem necessariamente a ver com o gosto pessoal e com a conjugação de sabores do caril e do próprio arroz. Para que os sabores não sejam confusos, sugere-se que quanto mais elaborado o caril mais simples seja o arroz e vice-versa.

Dicas
Caril com carnes brancas: deverão ser seladas antes numa frigideira apenas com azeite, sal e pimenta, devendo ter isso em consideração no momento de adicionar os temperos na pasta inicial - aconselho deixar para o final a adição de sal e/ou picante).

Caril com peixe: Devem ser adicionadas à pasta de caril depois de triturada e deverá ser adicionado mais um pouco de leite de côco/bebida vegetal de côco ou, se não gostar do sabor intenso, pode juntar 100g de água. Os temperos devem ser corrigidos apenas no final.

Caril com alho francês/couve portuguesa ou coração: Devem ser adicionados depois da proteína (grão/carne/peixe) e cozinhar 5 minutos mais

Caril com maçã/ananás: Devem ser adicionados cinco minutos antes do final da cozedura.

Galeria de Caril do VAL

Caril de frango com maçã - arroz integral
Caril de tofu fumado com grão e alho francês - arroz de jasmim
Caril de potas com arroz branco
Caril de peixe (red fish) com vegetais - arroz selvagem
Caril de lulas - arroz branco
Caril de grão e vegetais - arroz selvagem
Caril de tofu, grão e couve galega - arroz de tomilho

Comentários